quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PROCEMA registra encalhes de Sotalia no litoral do Piauí.

O PROCEMA vem registrando um número considerável de encalhes de botos-cinza na costa do litoral do estado do Piauí, em especial na praia da Pedra do Sal. Onde a pesca com redes é intensa, Infelizmente a interação dessa espécie com atividades de pesca são comuns, sendo o aprisionamento em redes uma das possíveis causas das mortes.

A comunidade vem recebendo informações, através de palestras, sobre a incidência desses animais na região, bem como a importância de preservá-los, as leis que os protegem, as principais patologias existentes, dentre outros assuntos de grande relevância para preservação desses animais, bem como de utilidade pública.

Boto, macho, adulto, encontrado na praia do Coqueiro-PI

Biometria de um Sotalia, macho, adulto, encontrado na Pedra do Sal-PI.



"[...]É uma espécie de golfinho costeira, que habita preferencialmente baías protegidas, estuários e manguezais, onde encontra a maioria dos peixes e camarões dos quais se alimenta. Na região nordeste, o boto cinza também é observado em praias protegidas, como é o caso da Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte e Praia de Iracema, no Ceará. Ocorre ainda em áreas costeiras mais abertas, como nas extensas praias do extremo sul da Bahia e em algumas poucas regiões associado a ambientes coralíneos, como no banco dos Abrolhos."

Distribuição geográfica do boto-cinza



Nenhum comentário:

Postar um comentário