quarta-feira, 15 de julho de 2009

Matéria publicado no Portal AZ destaca importância do PROCEMA


ONG luta pela preservação de botos, golfinhos e baleias no Delta

Os golfinhos, botos e baleias que habitam a costa do Piauí e parte do Maranhão têm verdadeiros anjos da guarda. São biólogos e técnicos do Instituto Ilha do Caju, através do Projeto Cetáceos do Maranhão.





“O projeto recebe este nome porque, inicialmente, tinha sede na cidade de São Luís. Mas, hoje estamos sediados no prédio da antiga Casa Inglesa, no Centro de Parnaíba”, explica a bióloga Alexandra Costa. A Organização não Governamental monitora a ocorrência de cetáceos em toda a costa piauiense e ainda, do Delta do Parnaíba até o município de Paulino Neves, nos Lençóis Maranhenses.




A ONG atua basicamente em três frentes. Educação Ambiental, através da conscientização das gerações mais novas com palestras em escolas. Extensão Pesqueira, mantendo contato com colônias de pescadores, para a identificação de interação negativa ou positiva (se consomem a carne, por exemplo). E por último, o monitoramento dos animais, como o de encalhe de cetáceos vivos ou mortos e ainda a ocorrência dos animais na região.

“Até então se sabia da ocorrência apenas do boto cinza na região da Área de Preservação Ambiental – APA, do Delta do Parnaíba. Mas, hoje já identificamos também a presença da baleia Jubarte”, garante Alexandra Costa.



Nesta segunda-feira, encontramos um grupo do Projeto Cetáceo escavando uma área na Pedra do Sal. Os técnicos tentavam localizar uma ossada de botos enterrados para a decomposição e limpeza dos ossos.

“A partir da estrutura óssea é possível estudar os hábitos desses mamíferos. Os resíduos no organismo revelam a alimentação e os ossos podem revelar doenças por exemplo”, destaca a bióloga.
Douglas Ferreiara / portalaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário