terça-feira, 16 de junho de 2009

PROCEMA faz limpeza de material osteológico.


O Projeto Cetáceos do Maranhão - PROCEMA realizou na quarta-feira, 10 de Junho, mais uma viagem a Ilha do Caju, um dos pontos de apoio do Projeto. O objetivo da saída de campo consistiu na limpeza de material osteológico.

Material osteológico de um Golfinho de fraser.


Com a equipe composta pelos coordenadores, Alexandra Costa, Geórgia Aragão, Mário Neto e o estagiário Fabrício, foi possível fazer a limpeza de 3 carcaças: ( Globicephala macrohryncus, Sotalia guianensis e Lagenodelphis hosei). Dois se encontravam em processo de maceração a aproximadamente cinco meses, e o outo a um mês.


Equipe se preparando para iniciar o trabalho.


Fabricio e Georgia com a mão no osso, tirando a massa.


Para a limpeza, foi utilizado na lavagem somente água, detergente e água oxigenada (em alguns ossos), com auxilio de escovas, bisturits e facas. O processo é lento e exige paciência, pois é necessário tirar toda a gordura e carne encontrada no osso e, em seguida, faz-se a secagem do material limpo ao sol.

Alexandra e seu pequeno osso, de olho em cada detalhe sempre.


Após todo este processo, o material osteológico é tombado pelo Instituto Ilha do Caju Ecodesenvolvimento e Pesquisa (ICEP) e levado para o acervo, onde será pesquisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário